quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pão Recheado de Pizza

Olá meus queridos...

Ontem tirei o dia pra testar algumas receitas de pão, pesquisei, busquei os ingredientes, e parti pra uma receita que sempre me agradou: pão recheado de pizza. É claro, é um recheio de minha preferência, mas pode ser preparado com uma grande variação de recheios (calabresa, azeitonas e catupiry; tomate seco e queijo; escarola com bacon; etc).

Vamos começar então!!!

- 1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
- 1 xícara (220ml) de leite morno
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa (30ml) de óleo de milho
- 2 colheres rasas de chá de sal
- 500g de farinha de trigo especial
- gema para pincelar o pão antes de assar

Bata no liquidificador o fermento, o leite, o ovo, o óleo e o sal. Despeje essa mistura em um bowl grande e vá adicionando a farinha de trigo especial, aos poucos e previamente peneirada.

Vá misturando essa massa com as mãos, até que fique bem lisa. Sove por alguns minutos, até deixá-la macia e coloque um plástico filme sobre o bowl. Deixe a massa crescer por aproximadamente 1 hora e meia, ou 2 horas se necessário!!!

Nos últimos 30 minutos de crescimento, inicie as preparações do recheio escolhido (nesse caso, o de pizza).

- 200g de mussarela ralada (eu usei uma mussarela bem branquinha e molinha)
- 200g de presunto ralado
- 2 tomates picados sem semente
- orégano fresco
- pimenta do reino preta moída na hora
- flor de sal

Separe todos os ingredientes acima, e divida a massa em duas partes.

Abra as massas com um rolo de pão, até ficar numa espessura de mais ou menos 1/2cm, formando um retângulo. Espalhe os ingredientes sobre cada parte da massa, na seguinte ordem: presunto, mussarela, tomate, orégano a gosto, pimenta do reino a gosto e flor de sal a gosto. Enrole a massa como um rocambole e deixe crescer por mais 30 minutos.

Pincele os rocamboles com gema batida, salpique um pouco mais de orégano e leve ao forno pré-aquecido, em forma untada e enfarinhada, por aproximadamente 25 minutos ou até dourar. O forno deve estar em temperatura média (180o.C).

Fica uma delícia! Bem douradinho, ótimo pra comer quente ou frio.

Caso ele dure pro dia seguinte (é muito difícil, eu garanto), mantenha-o dentro da geladeira, por causa da sensibilidade dos frios e a quantidade de água do tomate.

Enjoy guys!

Beijo da Clarinha!

so

Nenhum comentário:

Postar um comentário